segunda-feira, 23 de maio de 2016

Aprendizagem e Memória

     Aprendizagem

A aprendizagem é o processo pelo qual a criança toma consciência do conteúdo da experiência humana, do meio em que convivi. Para que a mesma aprenda e desenvolva ela necessitará de passar por interações com outros seres humanos, especialmente com indivíduos mais velhos. Nessas inúmeras experiências a criança irá desenvolver gradativamente sua forma de lidar e compreender o mundo, construindo assim significados para suas próprias ações e as ações alheias a ela.
Com a utilização da linguagem esses significados passam a ser conceitos com capacidade de expressão, que futuramente irão se integrar a parte intelectual. O que demonstra a coercitividade dos ideais comportamentais na sociedade. Reconhece-se, dessa maneira, que as pessoas, em especial as crianças, aprendem através de ações partilhadas mediadas pela linguagem e pela instrução.
A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem.
Essas informações demonstram a importância que os responsáveis pela criança tem para com a formação de opinião e ideais comportamentais da mesma. Sendo assim, estes devem se preocupar com seu próprio comportamento, pois esse será repassado a criança.

Aplicabilidade
·         Estabelecimento de objetivos específicos e realistas;
·          Planejamento de estratégias de ação que permitam a concretização de, antecipação de potenciais obstáculos ou dificuldades;
·          Automonitorização das tarefas e estados internos (pensamentos e emoções sobre a tarefa);
·         Controle volitivo, através da mobilização de recursos (externos – materiais, ou internos – manter o foco da atenção e concentração;
·         Auto avaliação e reforço, com o intuito de consciencializar-se sobre os objetivos concretizados em relação aos estabelecidos, ponderar estratégias e reforçar a sua auto eficácia.
  
Memória
 O conceito de memória prende-se com a capacidade de armazenar, processar e recuperar informações exteriores. Sendo assim, ela é um sistema de armazenamento e recuperação de informação, formado por três fases:
     ·  Codificação: transforma a informação que chega através dos sentidos em representações mentais armazenadas;
     ·  Armazenamento: consiste na conservação da informação durante um certo tempo, variável em função da necessidade que se tem dessa informação; podendo ser armazenada na memória de longo prazo ou de curto prazo.
  · Evocação: consiste na recuperação da informação previamente armazenada.
Dependendo do sentido pelo qual nos chega a informação, podemos identificar uma memória visual, olfativa, auditiva, gustativa e táctil. De acordo com o estímulo a memorizar, podemos distinguir entre: memória para as palavras, memória para os rostos, memória para as formas, etc.
Apreensão-Fixação
Nesta primeira fase são adquiridas as percepções que depois constituirão a recordação. Através da atenção, ignoramos os estímulos que não nos interessam e retemos aqueles que nos parecem mais importantes. Para os conservar é necessário a sua codificação.

Conservação Latente
A informação codificada e que se encontra agora na memória a longo prazo é armazenada e permanece em estado latente, quase que como adormecida na zona do cérebro a que foi destinada.

Evocação
Esta fase diz respeito ao processo de recuperação da informação armazenada na memória a longo prazo. As recordações bem registadas serão facilmente recuperadas se recorrermos directamente ao lugar onde armazenamos essa informação. Muitas vezes, a recordação é impossível porque não foi registada ou foi registada incorretamente.

Reconhecimento
 O reconhecimento é a capacidade para saber qual a informação necessária e onde ficou registada para se conseguir aceder à mesma. O reconhecimento implica recuperar a informação mas seleccionando-a num momento concreto.


Fonte: http://elisacarvalho.no.sapo.pt/pdf/psicologia.pdf

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