Com a
utilização da linguagem esses significados passam a ser conceitos com
capacidade de expressão, que futuramente irão se integrar a parte intelectual.
O que demonstra a coercitividade dos ideais comportamentais na sociedade.
Reconhece-se, dessa maneira, que as pessoas, em especial as crianças, aprendem
através de ações partilhadas mediadas pela linguagem e pela instrução.
A
Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de
pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela
criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a
natureza social da aprendizagem.
Essas
informações demonstram a importância que os responsáveis pela criança tem para
com a formação de opinião e ideais comportamentais da mesma. Sendo assim, estes
devem se preocupar com seu próprio comportamento, pois esse será repassado a
criança.
Aplicabilidade
· Estabelecimento
de objetivos específicos e realistas;
· Planejamento
de estratégias de ação que permitam a concretização de, antecipação de potenciais
obstáculos ou dificuldades;
· Automonitorização
das tarefas e estados internos (pensamentos e emoções sobre a tarefa);
· Controle
volitivo, através da mobilização de recursos (externos – materiais, ou internos
– manter o foco da atenção e
concentração;
· Auto
avaliação e reforço, com o intuito de consciencializar-se sobre os objetivos
concretizados em relação aos estabelecidos, ponderar estratégias e reforçar a
sua auto eficácia.
Memória
· Codificação: transforma a informação que chega
através dos sentidos em representações mentais armazenadas;
· Armazenamento: consiste na conservação da
informação durante um certo tempo, variável em função da necessidade que se tem
dessa informação; podendo ser armazenada na memória de longo prazo ou de curto
prazo.
· Evocação: consiste na recuperação da informação previamente
armazenada.
Dependendo do sentido pelo qual nos chega
a informação, podemos identificar uma memória visual, olfativa, auditiva,
gustativa e táctil. De acordo com o estímulo a memorizar, podemos distinguir
entre: memória para as palavras, memória para os rostos, memória para as
formas, etc.
Apreensão-Fixação
Nesta primeira fase são adquiridas as percepções que depois
constituirão a recordação. Através da atenção, ignoramos os estímulos que não
nos interessam e retemos aqueles que nos parecem mais importantes. Para os conservar
é necessário a sua codificação.
Conservação Latente
A informação codificada e que se encontra agora na memória a longo
prazo é armazenada e permanece em estado latente, quase que como adormecida na
zona do cérebro a que foi destinada.
Evocação
Esta fase diz respeito ao processo de recuperação da informação
armazenada na memória a longo prazo. As recordações bem registadas serão
facilmente recuperadas se recorrermos directamente ao lugar onde armazenamos essa informação. Muitas vezes, a recordação é impossível porque não foi
registada ou foi registada incorretamente.
Reconhecimento
O reconhecimento é a capacidade para saber qual a informação
necessária e onde ficou registada para se conseguir aceder à mesma. O
reconhecimento implica recuperar a informação mas seleccionando-a num momento
concreto.
Fonte: http://elisacarvalho.no.sapo.pt/pdf/psicologia.pdf
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