segunda-feira, 23 de maio de 2016

Personalidade
O que é personalidade?
É um conceito dinâmico que descreve o crescimento e desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um individuo. A organização interna daqueles sistemas psicológicos do individuo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente, como uma pessoa interage e reage com as demais por exemplo.
A personalidade sofre a influencia de hereditariedade e de ambiente. Pois a estatura, a beleza dos traços, o sexo, temperamento, força , flexibilidade...São influenciadas pelos pais do individuo, ou seja, pelo seu perfil biológico e fisiológico. Já o ambiente se refere a cultura em que a pessoa foi criada, pois ela estabelece normas, atitudes e valores comportamentais. Mas é importante ressaltar que hereditariedade e ambiente são igualmente importantes, a hereditariedade determina limites, mas o potencial total de um individuo sera determinado pelo seu ajuste as demandas e exigem cias do ambiente.

Estruturas de personalidades
Já existem estudos que tentam identificar e classificar características douradoras que podem descrever o comportamento das pessoas, que podem ajudar na seleção de funcionários, na adequação das pessoas ao trabalho e na orientação para o desenvolvimento da carreira individual.
·         O indicador de Tipos Myers-Briggs: Teste de personalidade com 100 questões, que classificam as pessoas em:
- Extrovertidas ou introvertidas
-Bom senso ou intuitivos
-Racionais ou emocionais
-Perceptivos ou julgadores

·         O modelo Big Five: Criado por John Bearden, em que as cinco dimensões básicas dão base para outras e englobam variações mais significativas da personalidade humana.
-Extroversão
-Amabilidade
-Consciência
-Estabilidade emocional
-Abertura para experiências


Emoções
Sentimentos, emoções e humores. O sentimento é um termo genérico que engloba uma grande variedade de sensações que as pessoas experimentam. È um conceito amplo que engloba tanto emoções como os estados de humor. As emoções são sentimentos intensos direcionados a alguém ou a alguma coisa. E finalmente, os humores que são sentimentos que costumam ser menos intensos que as emoções e não possuem um estímulo contextual.




Autor; Isabela Paiva- Relações Internacionais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário